quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Alcatra de Rabo de Boi


"Alcatra" é um prato típico da ilha Terceira, nos Açores. Quando é confeccionado em forno de lenha ainda é mais saboroso, mas neste caso foi no forno de casa. É feito num alguidar de barro.
A Alcatra mais tradicional é de carne de vaca, mas por cá fazemos outras variedades de alcatras, neste caso de Rabo de Boi, mas por exemplo Alcatra de Peixe, de Feijão, Carne de Porco, de Polvo, de Cabrito e Coelho.




Ingredientes

3 kg de Rabo de Boi
1 cebola grande picada
1 cabeça de alho
100 g de toucinho de fumo
4 colheres de sopa de manteiga com sal "milhafre"
3 colheres de sopa de banha de porco
1 cubo de caldo de carne de galinha
1 mão de sal
vinho branco
1 folha de louro
pimenta da jamaica em baga

Preparação

No fundo do alguigar de barro, coloque a cebola picada, os dentes de alho picados, o toucinho de fumo cortado em tiras, a folha de louro e a pimenta da jamaica, e disponha por cima a carne de rabo de boi.
Dissolva o sal e o caldo de carne num copo de vinho, disponha por cima da carne, e regue com vinho até cobrir quase a carne. Coloque a manteiga e a banha por cima. Forre o alguidar com papel de prata, e faça uns cortes com uma faça no papel.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180ªC, cerca de 2 horas e meia ou se necessário mais até a carne ficar bem cozida. Rectifique de sal se for necessário. Mas geralmente um mão de sal é o tempero certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário